Qual moto comprar? Veja estas dicas!

By
Você finalmente conseguiu aprovar seu empréstimo, ou juntou uma graninha para dar de entrada no financiamento da moto, e agora vem a pergunta: E agora, qual moto devo comprar? Se você ainda está nessa dúvida, não se preocupe. Elaboramos este guia com dicas que te auxiliarão na escolha da sua nova motocicleta, confira!

Qual será o uso principal da sua moto?

Pode parecer óbvio, mas muita gente se deixa guiar pela emoção ou pelo papo de vendedor. Se você vai comprar uma moto para trabalhar na cidade, de que adianta ter uma CBR600, que é linda, mas ao mesmo tempo pesada e de manutenção mais cara? Por acaso você já viu algum motoboy entregando pizza numa moto dessas? Difícil né... No caso de motos para trabalhar, as indicadas são as já famosas Honda CG, Honda Bros e Yahama Factor.

qual moto comprar dicas para escolher uma moto
Sentindo a brisa suave do vento... só mesmo em uma moto!
Agora, se seu objetivo for uma moto para viajar, uma moto boa de estrada, se você comprar uma CG você vai passar raiva e desconforto em altas velocidades, pois é um modelo mais instável. Boas recomendações de motos para estrada são as Honda da família CB e CBR, Yamaha nas linhas MT e XJ, todas com um valor mais elevado, mas com um bom custo benefício.

Agora, se seu uso for uma moto para estrada de terra, se você é meio maluco e quer uma moto para jogar na lama, não adianta comprar uma Honda Biz, pois é bem capaz de não chegar ao seu destino, caso o terreno seja bastante acidentado. Motos offroad recomendadas são as Honda CRF e as Yamaha TT-R, diversão garantida!

Quanto você pretende gastar?

Carteira de Habilitação é LEI!
É aqui que muita gente se perde. Do que adianta pegar uma moto maravilhosa, se a prestação dela fica em R$ 800 por mês e você ganha R$ 2.000? Já imaginou se quebra uma peça cara da moto? Você vai ter dinheiro para repor uma peça quebrada? Pagar IPVA? Gasolina? Seguro? E além disso, em quantos anos você está financiando? É capaz de você destruir a moto e ainda ter alguns anos para pagar, isso acontece demais com pessoas afobadas! Então tome cuidado, simule o financiamento e saiba o quanto você pode pagar!

Tem capacete, luvas, jaqueta, botas?

Pois é, ou você gostaria de cair da moto em alta velocidade, sentindo sua pele rasgando no asfalto até chegar ao osso? Acho que não preciso falar mais nada, né... preserve sua vida!

Já tirou carteira / carta de motorista?

Essa pergunta nem deveria ter que ser feita, mas infelizmente temos muita gente andando irregularmente por aí, pondo em risco sua vida e a vida dos outros. Seja consciente, compre uma moto apenas quando estiver com o documento de habilitação em mãos. Isso evitará maiores problemas para você e para os outros.

Saiba negociar!

Os vendedores das lojas sempre tem uma "gordurinha" para queimar do preço final da moto. Seja insistente, diga que verá também em outras concessionárias a fim de obter o melhor preço. Negocie também as taxas de juros, pois no final do financiamento aquele 0,1% faz bastante diferença, pode confiar! E quando estiver prestes a fechar, peça acessórios para a moto, nem que seja uma rede para prender o capacete no banco! As lojas sempre tem esses itens para cativar o cliente.


Agora que você já sabe o que fazer, vá até uma loja e seja feliz com sua nova moto!