Tudo sobre Seguro de Moto - FAQ

By
Esse é um assunto que ganha mais importância dia após dia. Crise, falta de educação, falta de dinheiro, aumento da criminalidade e do índice de acidentes. Consequentemente, nossa querida moto, seja ela uma simples CG ou uma Hayabusa, acaba virando alvo de marginais. Hoje ter sua moto segurada em um grande centro urbano como São Paulo, Rio de Janeiro é mais do que investimento,é garantia de tranquilidade. Não encare um seguro para moto como um gasto, mas sim um mal necessário, que vai te trazer um alívio caso você seja roubado ou vítima de um acidente. Vamos agora responder algumas dúvidas de nossos amigos:

seguro para moto
Seguro para moto é fundamental!

Posso fazer seguro para minha moto?

Sim, pode! Muita gente ainda acredita que motos não podem ser seguradas pelo fato do valor ser menor que o do seguro de carro, mas isso não passa de um mito!


Seguro é só para moto zero, moto nova?

Isso depende da seguradora, mas a maioria delas aceita para motos usadas também. Esse mito existe porque uma moto com alguns anos de uso já tem um valor baixo, então o seguro acaba saindo um pouco caro... mas cada caso é um caso, não use isso como regra.


Minha moto está financiada, posso fazer seguro?

Sim, pode e deve! Imagina se roubam sua moto e ainda faltam umas 40 prestações para você pagar... serão 40 meses de tristeza ao ver o boleto. Fique tranquilo, simule seguro para sua moto!


Quanto custa o seguro para minha moto?

Vários fatores são levados em conta: sua idade, profissão, modelo da moto, se usa a moto no trabalho, tipo de cobertura... o melhor a fazer é usar o simulador para ver o valor do seguro de sua moto.


Se roubarem minha moto e eu tiver seguro, eles dão uma moto nova?

Não necessariamente. Em geral, eles te depositarão o valor referente à uma moto nova (tabela FIPE). No entanto, sabemos que a FIPE é só um referencial, e o valor de mercado as vezes é maior que da tabela. Portanto, algumas pessoas optam por fazer um seguro de 110% do valor da FIPE, para que possam garantir a recompra da moto.


Qual seguradora devo escolher?

Sempre verifique se a seguradora é habilitada pela Susep para operar no ramo de seguros, sempre! A partir daí, é garantia de que você terá a cobertura necessária em caso de roubo ou colisão. Eu particularmente opto pela que fica mais em conta, mas também levo em consideração vários itens, como seguros extras, moto reserva, estacionamento com desconto etc.

O seguro é pago todo mês?

Em geral, você paga a anuidade, ou seja, paga só uma vez para ter seguro o ano inteiro. Mas não se preocupe, diversas seguradoras dividem o valor em várias parcelas para ficar bem suave o pagamento.

Quero simular o valor do seguro da minha moto!

Ótimo! Agora que você já sabe da importância de ter uma apólice de seguro para sua motocicleta, vamos à diversas opções de simulação: tanto a Porto Seguro quanto a Suhai permitem que você simule o valor de acordo com seu perfil. Invista seu tempo, preencha as perguntas corretamente e você saberá quanto custa um seguro de moto para seu perfil!